domingo, 3 de abril de 2011

Recuperação de móveis usados com pintura pátina

Share |

Uma maneira bem legal de dar vida nova a móveis usados é a pintura pátina. Para isso você vai precisar de:
-Massa para madeira;
Lixas para madeira (cinza) números: 100, 180,320 e 400;
-Tinta acrílica de duas cores contrastantes (sobras de tintas de pintar casa);
-Estopa ou tecido de algodão macio;
-Cera de carnaúba incolor (dessas de encerar casa, tipo )
Como fazer: Remova as partes sem salvação (como um fundo de compensado quebrado ou atacado por cupins, por exemplo) e providencie um novo. Passe massa em todas as áreas que precisam ser corrigidas e comece por lixar com a lixa mas grossa (100) e assim vá alternando massa e lixa até preparar toda a peça. Pinte com a tinta à base dágua cor a cor clara, dê várias demãos. Pinte com a cor contrastante duas demãos, deixando algumas partes da peça apenas com a cor base. Agora você vai precisar de um esforço maior que é lixar a segunda cor deixando a primeira à mostra também, nesta etapa você pode aproveitar as lixas já usadas, a começar com a lixa 100 e termine com a lixa 400, bem fininha ela vai deixar quase polia a peça.
Aí vem o pulo do gato: passe cera de carnaúba, deixe secar e dê polimento com estopa ou paninho de algodão. Na semana seguinte faça novo polimento com a mesma cera.
A partir daí você passa a cera vez por outra. Assim você dá sobrevida aos serus móveis, pode combinar cores e fazer combinações ótimas. Não esqueça do acabamento como, reposição das peças removidas, novos pegadores, troca de dobradiças, etc.
Os móveis mostrados nas fotos ganhei de clientes (seriam jogados no lixo)e usei as cores branco gelo e cinza escuro.Infelizmente fico devendo as fotos mostrando o estado em que os móveis se encontravam antes de serem recuperados.
Para criar cores novas use uma cor base (branco ou gelo) e xadrez em bisnaga.
Se quizer tirar dúvidas entre em contato pelo email imoborq@hotmail.com

2 comentários:

Deise e Geni disse...

Oi Berna!!!Já estou te seguindo!!! Mas também uma pessoa super alto astral como vc!!! Adorei seu blog!!!

Blog de Artesanato da Vila do Artesão disse...

É isso aí Bernadete. Recuperar sempre, modificar o antigo, dar vida nova ao que está sem graça. Essa é a ideia que devemos incentivar.

Beijos,

Cris Turek