A divulgação de trabalhos artesanais e a troca de experiências com técnicas diversas e materiais é um dos objetivos, portanto ao visitar este blog dê sua opinião e sugestões para que possamos crescer juntos.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Lembrancinha para o nascimento de bebê
Estamos às voltas com enxoval de bebê da Diana, e não esquecemos da lembrancinha. Fiz flores de fuxico com 6 pétalas, um botão com motivo no centro, folhas de veludo e um imã colado atrás para fixação na geladeira. Cada lembrancinha é embalado em saquinho decorado e acompanha um cartãozinho.
Marcadores:
Brinde para nascimento de bebê,
fuxico,
lembrancinha
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Pintura de berço de madeira
Para deixar com um aspecto delicado esse berço de 11 anos, super bem conservado, que ganhamos de uma cliente-amiga, foi necessário em primeiro lugar lixá-lo com a lixa para madeira nº 100 e dar três demãos de tinta branca à base dágua (utilizei peg pinte vinil). Depois passar a lixa nº 320. Passar mais uma demão de tinta branca. Definida as partes para receber a cor, foi passado duas demãos de tinta preparada na loja, utilizei Tinta selfcolor Suvinil semi brilho cor D349/UvaTempranillo. Mais uma demão de branco nas partes ainda com alguma imperfeição e mais uma lixada desta vez com lixa para madeira nº 400. Para acabamento uma camada fina de cera de carnaúba incolor e polimento com flanela.
Como não consegui os pegadores das gavetas da mesma cor, lixei levemente as peças, dê uma demão de primer e duas da tinta de cor, após secagem, uma demão de tinta vitral madrepérola branca. E uma demão de tinta vitral incolor.
Esta quase pronto o berço para esperar a Maria Eduarda, esperada para o dia 17/12,filha da Diana. É mais uma netinha de coração!
Marcadores:
passo a passo.,
pintura,
pintura de berço,
reciclagem,
recuperação de móveis usados
sábado, 19 de novembro de 2011
Revestimento de móveis usados com chita
Passo a passo
1- Lixe e pinte as partes da madeira que permanecerão expostas;
2- Passe cola branca na peça e cole o tecido, esticando muito bem para eliminar todas as bolhas e rugas;
3- Fixe com grampeador apropriado a beira do tecido;
- Passe cola encima do tecido, aguarde 8 horas para secagem completa;
5-Dê uma demão de termolina para impermeabilizar.
Quando forrar banco ou cadeira aproveite para colocar entre a peça e o tecido um pedaço de esponja, fica fofinho!
Os objetos mostrados nas fotos foi resultado do esforço conjunto com meus maninhos Zé (pintor e fotógrafo) e Graça (produtora e assistente de arte),meus parceiros queridos. Na verdade nos divertimos muito enquanto trabalhamos! Rsrs
Marcadores:
Chita,
Decoração,
Passo a passo,
reciclagem de móvel,
recuperação de móveis usados.
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Peso de porta: Vovó
Você vai precisar de:
1 bola de isopor de 75 mm
1 novelo de lã
Enchimento siliconado
0,10 cm de pluminha cor da pele
0,30 cm de tecido estampado
1 pedaço de de tecido branco
1 e ½ metro de renda de algodão de 1 cm de largura
0,20 cm de tecido grosso
0,15 cm de arame flor
10,30 cm de elástico
1 metro de fita
2 pérolas nº 10
Corpo: Costure um saco de tecido grosso, e manta acrílica, utilizando um retângulo de 21 x 0,35 cm e um círculo com 10 cm de diâmetro para o fundo, dê algumas pinças na parte superior do saco estreitando esta parte. Introduza um saco plástico, encha com areia, feche com fita crepe. Termine de encher com espuma e costure outro círculo de 8 cm de diâmetro Corte um tecido grosso nas medidas 0,35 x 0,21 cmCorte o tecido estampado as medidas 1.00 m x 0,22 cm. Reserve.
Saia: Corte 1,00 x 0,22 cm de tecido estampado. Costure renda na barra. Prenda o avental e passe o elástico na cintura.
Peito: Faça um fuxico com um círculo de 20 cm de diâmetro de tecido estampado.
Mangas: Recorte dois retângulos de 0,30 x 0,20 cm. Uma as laterais menores e costure. Faça um franzido em uma das pontas, encha até a metade e cole as mãozinhas feitas com pluminha.
Cabeça: Forre a bola de isopor com pluminha cor de pele. Cole o cabelo que é feito com 65 pedaços de 0,50 cm presos fio a fio. Vire a lã ao contrário, faça um rabo, uma trança e depois um coque. Pinte os olhos e a boca. Cole uma bolinha de pluminha para o nariz.
Óculos: Dê duas voltas de arame de cobre em uma caneta grossa, deixe um espaço e enrole mais duas voltas.
Montagem: Costure no alto do corpo o fuxico para formar o peito. Fixe os braços, a cabeça. Vista a saia. Faça um laço duplo e prenda no pescoço. Se preferir uma vózinha bem cheirosa embeba o enchimento com essência de sua preferência e fixador. Você pode variar o desenho do rosto, penteado e estampa.
Use a vozinha para segurar a porta ou os livros da estante.
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Pintura em tecido
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Buquê de Santo Antonio
Um momento divertido do casamento é quando a noiva joga o buquê para as amigas solteiras. A novidade do momento é jogar o buquê do santinho, trazendo a esperança de casamento próximo as amigas que tiverem a sorte de aparar um deles.
Feito de forma artesanal, esse buquê tem a opção 5 unidades do Santo Antonio. Com batina em tecido de veludo, vem com o Menino-Jesus no colo, terço na cintura, flores de jasmim de Santo Antonio em cetim, vem com alça de elástico para segurar o buquê na mão da noiva, evitando acidentes no momento do aremesso. Perfumado com as essências de alfazema, erva-doce, breu-branco ou absinto.
Os moldes estão do blog da amiga Maria Elza www.artemelza.blogspot.com
Tenho para pronta entrega.
Marcadores:
Artesanato,
bonecos de tecido,
buquê de Santo Antonio
terça-feira, 4 de outubro de 2011
O Laço e o abraço
A minha querida amiga Mônica Fadul mandou esse poema, gostei tanto que resolvi postar para compartilhar com vocês. Sou fã de laço e sou fã de abraço!
Meu Deus!!! Como é engraçado!...
Nunca tinha reparado como é curioso um laço...
Um fita dando voltas que se enrosca...
Mas não se embola.
Vira, revira, circula e pronto:
Está dado o laço.
Assim como um abraço:
Coração com coração.
Tudo isso cercado de muito braço.
É assim que é o laço:
Um abraço no presente...
No cabelo...
No vestido...
Em qualquer coisa que faço.
E quando puxo uma ponta,
O que é que acontece?
Vai escorregando... devagarzinho... Desmancha... desfaz o abraço.
Solta o presente, o cabelo...
E na fita que curioso,
Não faltou nenhum pedaço.
Ah! Então é assim o amor, a amizade.
Tudo o que é sentimento?
Como um pedaço de fita?
Enrosca, segura um pouquinho,
Mas pode desfazer a qualquer hora, Deixando livre as duas pontas do laço.
Por isso é que se diz:
Laço afetivo, laço de amizade...
E quando alguém briga, então se diz: Romperam-se os laços...
Assim é o amor...
Não prende, não escraviza,
Não aperta, não sufoca.
Porque quando vira nó,
Já deixou de ser laço.
(Autoria:Maria Beatriz
Marinho dos Anjos )
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Bolsa orinuno
Orinuno é a arte de dobradura em tecido. E é uma terapia executar esse trabalho. Não tem molde, simplesmente a medida deve ser precisa e os vincos devem ser feitos com a utilização de um ferro de passar. O resultado é maravilhoso. Veja o passo a passo no link
http://www.youtube.com/owatch?v=6LLjDH0-pSY
terça-feira, 6 de setembro de 2011
Canga-fácil
Quer aprender um jeito simples e barato de fazer uma canga de praia? Você vai precisar de um pedaço de tecido de liganete e uma tesoura. Só isso! Pegue 1,00 metro de liganete e faça um corte medindo a parte central, dando um espaço de 15,00 cm (parte que fica em volta do pescoço). Se você for magra o corte é menor, se for mais fofinha aumente o corte. Está pronto, não precisa fazer bainha.
Faça quantas cangas quizer e aproveite a praia, sem esquecer o bloquador solar, claro!
domingo, 4 de setembro de 2011
Peso de porta: sofá (2)
Ainda de acordo com os procedimentos utilizados no sofá anterior fiz esse modelito mais sóbrio, utilizando tijolo no assento, esponja de 2,00 cm de espessura para o encosto e braços com cobertura de tecido de veludo marrom.
Marcadores:
costura,
Decoração,
peso de porta,
Peso para porta,
reciclagem
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Peso de porta: sofá
domingo, 21 de agosto de 2011
Tulipas perfumadas
Fiz 25 flores de fuxico de cetim nas cores rôxo e chumbo e algodão estampado para uma amiga dar de lembrancinha para seus familiares na missa de 1º ano de falecimento de sua mãezinha. Deixei as flores prontas numa caixa com sachês de alfazema e às vésperas do evento fiz um arranjo no vaso para ser desfeito na hora de distribuir as flores.
Tulipa fechada: Corte retângulos de 7,5 x 11 cm. Dobre o lado mais largo e feche à máquina. Reserve-os. Pegue pequenas bolas de isopor, corte-as ao meio e espete-os no palito de churrasco usando uma gota de cola. Pegue o retângulo já costurado e ainda pelo lado avesso alinhave um dos lados e vista o palito, puxe a linha e arremate. Desvire para o lado direito e encha o corpo da flor com um pouco de pluminha, previamente perfumada com essencia de alfazema com fixador. Vire a bainha, junte os dois lados opostos e dê um pontinho, faça o mesmo do outro lado. Pregue uma continha no centro da flor.
Tulipa aberta: Corte dois círculos com 10 cm de diâmetro. Costure em volta do círculo à máquina. Dê um pique num dos lados, desvire e depois costure-o à mão. Dobre os dois lados, como se fosse fazer um embrulho, alinhave e feche. Vire o outro lado para cobrir o lado oposto. Cole no espetinho com silicone líquido.
Encape o cabo das flores com fitilho na cor verde oliva.
Guarde as flores numa caixa repleta de sachês recheados com sagu perfumado. Para perfumar o sagu derrame essência de alfazema com fixador em cima do sagu e guarde-o num recipiente fechado por dois dias, agitando-o vez por outra.
Faça os cartões e amarre-o com um fio aramado prata.
Amarre fitilhos em rôxo, lilás e branco no cabo da flor.
Para eventos de outra natureza mude a cor das flores.
Marcadores:
Lembrança de 1º ano de falecimento,
lembrancinha,
Tulipas perfumadas
sábado, 20 de agosto de 2011
Bolsa: brinde para meninas
Muito fácil de fazer, e, as meninas adoram! É uma bolsa tipo sacola que pode ser recolhida num dos cantos, e, puxando o barbante fica no formato de morango.
Você vai precisar de: a) tecido liso, que pode ser algodão cru, tecido de saco tingido de verde ou vermelho ou outro de sua preferência, b) tecido estampado com motivo de moranguinho ou vermelho de bolinha branca, c) tecido de algodão verde; d) entretela termocolante, e) barbante, f) fuxico ou contas para as pontas do barbante.
Cortando os tecidos:
Bolsa: Um retângulo medindo 38 x 70 cm no tecido liso;
Alça: Duas tiras medindo 5 x 35 cm no tecido estampado e a mesma medida na entretela termocolante;
Morango: Dois triângulos medindo 21 x 21 x 29cm no tecido estampado;
Aba do morango por onde passa o barbante: 9 x 22cm em tecido verde;
Barra da bolsa: tira medindo 5 x 70 cm em entretela. Dobre a barra no meio.
Costure a bolsa em formato de sacola com aplicação da parte estampada no canto. Tenha o cuidado de não prender a parte da aba do morango por onde passa o barbante. O barbante dá duas voltas.
Quando as sacolas estiverem prontas, guarde-as junto com sachê com essència de morango.
Sucesso!
sábado, 30 de julho de 2011
Mochila de toalha
Essa mochila é bonita, levinha e muito prática. Nela você carrega para a praia, os óculos, as chaves do carro, celular, bronzeador, e, de quebra você tranasforma a bolsa em toalha para deitar na praia. E na volta é só dobrar a toalha, virar o avesso para o direito e a transformação: mochila novamente.
Você só precisa de uma toalha de banho, meio metro de tactel( para duas mochilas), 1,50 m de fio na mesma cor do tecido e linha de costura.
O passo a passo está no vídeo http://www.youtube.com/watch_popup?v=juWslmUzGUg
Marcadores:
costura,
Mochela de toalha,
mochila-toalha,
passo a passo de bolsa
ARTES MINHAS: A cor azul deixa você mais feliz
ARTES MINHAS: A cor azul deixa você mais feliz: "Pesquisadores expuseram um grupo de voluntários a uma variedade de cores e luzes. Eles descobriram que o azul e o verde fizeram que os home..."
sábado, 16 de julho de 2011
Luva para notebook
domingo, 10 de julho de 2011
Bolsa-toalha
A idéia é maravilhosa! Para quem faz academia é super-prática a bolsa que além de levar algo dentro tem a função de toalha preservada. A minha amiga artesã, Rose, mostrou-me algumas fotos e eu fiquei imediatamente fascinada.
Nestas usei toalhas de rosto, mas você pode também fazer de toalha de banho para bolsa de praia.Você vai precisar de uma toalha, um pedaço de tecido, entretela termo colante para a alça, velcro (opcional), linha de costura, torçal e contas grandres.
Alça: corte duas tiras de 8 cm de largura e 30 cm de comprimento, a mesma medida de entretela. Passe a ferro a entretela. Feche as tiras e vire o tecido para o lado direito. De acordo com o seu desejo costure um torçal, grega ou deixe sem nada.
Bolsa: meça a largura da toalha (geralmente 50 a 52 cm) e o outro lado lado meça 36 cm. Corte.
Antes de costurar a parte da bolsa propriamente dita, trabalhe os detalhes, como um pedacinho de velcro no meio da toalha para fecho, costure as alças, se desejar costure uma tira para organizar o conteúdo da bolsa(escova, chave, celular). Costure o retângulo para formar a bolsa, não esquecendo de fazer uma costura para permitir a introdução do torçal.
Nas quatro pontas do torçal ou barbante coloque contas coloridas.
Fica um charme!
Marcadores:
Bolsa,
bolsa toalha pap,
passo a passo de bolsa
segunda-feira, 4 de julho de 2011
domingo, 26 de junho de 2011
Porta-copos de CDs reciclados
Vi na comu artesanato passo a passo a reciclagem de cds e resolvi aproveitar alguns que estavam em desuso e testar uma decoupage.
Você vai precisar de cds usados, primer (ou selante), tinta para artesanato, cola cascorez rótulo azul, lenço para decoupage e verniz marítimo.
PAP: Passe uma demão de primer nos dois lados do cd e deixe secar bem. Passe duas demãos de tinta para artesanato ou qualquer tinta à base dágua, escolha a cor de acordo com o motivo da figura a ser aplicada. Distribua com pincel chato uma fina camada de cola e fixe a figura, deixe secar. Corte o lenço bem rente ao círculo. Passe uma demão de cola para fixação, deixe secar. Passe uma demão de verniz marítimo para dar proteção contra umidade.
Gostei do resultado!
Aproveite todas as sobras de lenços para este trabalho ou aplique tecido aplicando cola tecido ou cola permanente, também fica ótimo.
Você pode também usar o cd reciclado para decoração, pendurada na parede, para isso faça um pequeno furo com um arame quente e passe um gancho de barbante, deixando o nozinho para tráz.
Marcadores:
CDs reciclados,
Porta-copos,
reciclagem,
Reciclagem de CDs
domingo, 19 de junho de 2011
Caixas decoradas com papel de seda
Não posso ver caixas de sapato, cosmético ou de camisa que imediatamente fico imaginando uma maneira de transformá-la, encapando-a, enfeitando-a, enfim,dando-lhe uma finalidade mais útil que o lixo.
Uma maneira de obter um resultado bem legal com um gasto mínimo é a colagem de papel de seda.
Material necessário: Uma caixa de papelão, papel de seda e cola cascorez rótulo azul.
A técnica consiste basicamente em colar papel de seda que deve ser cortado numa medida um pouco maior que a superfície a ser coberta. Amasse bastante o papel, abra-o e cole.
Como colar: Passe uma camada generosa de cola e espalhe completamente com um pincel chato, coloque delicadamene o papel de seda amassado e com um paninho faça pressão em alguns pontos para garantir a perfeita fixação. Trabalhe calmamente parte por parte, tendo o cuidado de deixar secar o suficiente cada parte.
Uma boa dica é pintar com tinta a base dágua a caixa numa cor bem próxima da cor do papel.
Escolha cores que se harmonizem entre si ou uma cor lisa com outra estampada (o preço da folha de papel R$ 0,25).
Uma variação: Na caixa tipo oncinha utilizei na tampa duas camadas de manta acrílica e cobri com papel de seda impermeabilizado com goma laca. Depois de pronta, com uma agulha grossa e linha forte preguei um botão de cada lado. As divisórias fiz com pedaços de outra caixa, pintando com tinta à base dágua na cor do papel. Gostei do resultado.
Você pode também fazer decoupage como na caixa de camisa postada.
Vou aproveitar para organizar umas coisitas.
Marcadores:
Caixas decorativas,
colagem.,
papel de seda,
Papietagem
sábado, 11 de junho de 2011
Solidariedade
Poucas coisas na vida, dão ao ser humano tanto prazer quanto o ato de compartilhar com outro o dom que Deus lhe deu. E, se você percebe que está semeando em campo fértil, é melhor! E para você fazer isso não precisa ser rico, fazer atos mirabolantes ou se compadecer com o habitante sofrido que vive em terras tão longínquas, basta você olhar para o lado e ver a necessidade do outro e o esforço que alguns fazem para transformar essa realidade.
A SEARA é uma organização não governamental que trabalha há 32 anos na cidade de Santarém, estado do Pará, no combate a desnutrição infantil. As pessoas que compõem o quadro técnico são idealizadores que teimam em proporcionar as populações carentes condições mínimas de sobrevivência, cuidam atualemente de 140 crianças de 0 a 5 anos,60 crianças de 6 à 12 anos e 25 jovens de 13 a 17 anos. E, na medida do possível também dão assistência as famílias. É uma luta sem trégua na busca de recursos para a manutenção de um trabalho altruista, neste sentido toda a oferta é bem vinda, tanto material como de mão de obra.
Em janeiro iniciamos, como voluntária, um grupo de mães, para desenvolver trabalhos de artesanato e reciclagem objetivando capacitá-las para a produção de trabalhos que gerem alguma renda familiar e a cada dia estamos descobrindo potencialidades, e isso nos gratifica muito.
Você, que tem condições de ajudar essas pessoas a ter uma vida menos sofrida, compartilhe o dom que o Criador lhe deu de graça, conheça esse trabalho sério e digno. O endereço e telefone está no post acima.
Você receberá como retorno a satisfação de ter feito a coisa certa para a pessoa certa!
domingo, 5 de junho de 2011
Embalagem transformada em porta maquiagem
Os produtos eletro-eletrônicos vem com uma embalagem de proteção feito com um papelão reciclado, e o meu irmãozinho José, que está com um note novinho em folha, mandou as duas embalagens, e aqui estou eu apresentando meu novo porta maquiagem.
Todo o material utilizado foi o disponível no momento, portanto, custo zero.
Material utilizado: Uma embalagem de proteção, retalhos de tecido de algodão, cola cascorez rótulo azul, pedaços de papelão, manta acrílica e passamanaria.
PAP: - Corte algumas tiras de tecido de algodão, dando preferência para estampas que combinem entre si;
- Cole na parte interna os retalhos com cola cascorez, completada esta etapa, deixe secar completamente;
- Com uma régua faça as medições da parte externa(altura e comprimento). Passe a medida para um pedaço de papelão e recorte;
- Cole um pedaço de manta acrílica no papelão e por cima revista com tecido. Envolva a embalagem com esta tira e decore como preferir
Adorei o resultado, ganhei um porta maquiagem personalizado e dê outro para a minha filha Gabi, que também adora reciclagem.
Lembrando: Hoje, dia 5 de junho, é comemorado o dia do meio ambiente, portanto, RECICLE-SE!
Marcadores:
colagem,
colagem de tecido,
porta maquiagem,
reciclagem,
reciclagem de embalagem
Assinar:
Postagens (Atom)